E Deus?


Esses dias uma amiga me perguntou o porquê de sempre fazer piada de tudo, sempre estar de bem com a vida, rindo, feliz. Eu falei muita coisa (porque minha prosa é pra mais de hora), mas sintetizando, porque eu não consigo dramatizar, mesmo tendo feito teatro por um tempo. Vivo aquela velha história de enxergar possibilidades adiante, que são mais radiantes que os problemas que estou atravessando no momento. Essa força eu chamo de voz de Deus.
É... aquele mesmo Deus que muitas vezes pintamos de injusto porque ele nos dá provas que mesmo antes de enfrentar já dizemos que somos incapazes de resolvê-los. E sabe por que isso acontece? Porque por mais que ele nos aponte direções diferentes, nós entendemos de ir pelo mais fácil, cortando caminho, buscando atalhos que nos satisfaça rapidamente. Preocupamos-nos com as coisas mais simples e deixamos as complexas um pouco de lado, afinal temos que decidi-las com tempo, e esse tempo nunca chega para nós. Assim, acontece algo inesperado para que voltemos à trajetória e repensemos o nosso caminho. Agora cabe a cada um, seguir esse caminho se lamentando, chorando e maldizendo-se ou sorrindo, alegrando-se e tentando fazer tudo diferente.
Não venho aqui ser falso moralista dizendo que não choro, mas tenha certeza que passo os dias mais sorrindo e cantando (e mal, mas canto!) do que com aquela expressão de quem morreu e não foi enterrado. Uma das passagens da Bíblia que acho fantástica para expressar isso é quando Jesus fala que quando jejuarmos façamos diferentes dos fariseus que fazem questão de mostrar aos outros que estão jejuando, mas sim que façamos o contrário, de modo que só o Pai que está nos céus perceba que estamos em jejum (Mt 6, 16-18). Contextualizando, sofra, mas mostre um sorriso sempre no rosto, assim o fardo vai ser mais fácil de carregar do que se você andar por aí com o semblante carregado porque assim só atrairá pessoas que querem saber do seu sofrimento, mas não querem te ajudar, só o Pai que ta lá em cima e vê tudo, lhe dará o conforto necessário para o momento ser passageiro. E tenha certeza, Ele faz tudo visando o nosso bem maior, porque ele é Pai e sabe o que é melhor para os seus, mesmo que isso represente um aprendizado através do sofrimento.
Faça o retorno, caminhar mais é cansativo, porém o aprendizado é ainda maior.

Comentários