O velho álbum de um velho homem


Aquelas mãos cansadas abríram o velho álbum de fotografias para mostrar aos netos as pessoas que passaram em sua trajetória de vida e ilustrar as histórias sempre ouvidas com muita atenção por eles. Passeava entre fotos da juventude e se deparou com um grupo de amigos. A cada um daqueles que estavam ali na foto, ele atribuía momentos de alegria, outros cômicos, tristes, outros ainda de superação.
Existia, porém, no centro dessa mesma foto uma pessoa, que mesmo com todo esforço feito para lembrar, a mente do dono do álbum não recordara a importância em sua vida. Um de seus netos curiosos por ele não ter atribuído a essa pessoa nenhuma história perguntou: - Quem é esse vovô? E ele respondeu: - Desses outros me lembro muito bem, alguns não moram mais aqui e nos falamos por telefone e parece que não há distância, somos novamente os amigos da juventude, outros eu encontro sempre na rua e ficamos horas conversando, mas esse aqui eu não consigo lembrar sequer o nome. A sua neta vem logo com a resposta: - Talvez esse vovô, não tenha marcado a sua história, simplesmente passou, como um carro numa estrada de asfalto que não deixa marca alguma. Surpreso pela resposta e intrigado ao mesmo tempo porque não conseguia lembrar-se daquele sujeito de forma alguma, ele tirou a fotografia do álbum e foi procurar no verso alguma coisa que lhe indicasse quem era. Ele tinha o hábito de escrever nas fotografias o que o momento lhe dizia. Havia as seguintes palavras: Muitos desses marcaram a minha trajetória e essas histórias serão sempre rememoradas. Outros, porém, sei que a vida se encarregará de separar de mim. Se algum desses não foi admirável aos meus olhos, lá na frente, a memória não irá fixá-los na escala das importâncias. Lembro-me com essas palavras do livrai-nos do mal na Oração do Pai Nosso. Deus sempre cumpre as suas promessas, principalmente pra quem acredita na força de suas palavras. Se essa pessoa não é lembrada por mim foi que a oração está sendo cumprida. Primavera de um ano qualquer.  

Comentários

Postar um comentário