Nunca gostei de escrever textos longos...
Nunca gostei
de escrever textos longos, e por dois motivos, primeiro me cansa e depois cansa
aquele que se põe a ler algo tão grande. As pessoas desacostumaram a ler com o
tempo, as coisas mudaram e as notícias são mais visuais e empolgantes do que no
século XIX, por exemplo, em que os jornais eram apenas recheados de letras
minúsculas e apagadas pela precariedade das máquinas de tipografas. Hoje não se
lê bula de remédio, não se lê contratos, não se livros e a sociedade tá a merda
que tá. Acredito que seja a falta de leitura. Ou falta de educação? Ou as duas
coisas? Refiro-me aqui a educação escolar e não a que se aprende em casa, de
valores e moral – que também está outra porcaria.
Atualmente
fico impressionado com o tanto de analfabetos funcionais, idiotas, medíocres, ou
apenas gente burra mesmo, ocupando espaços que antes eram de intelectuais e
estudiosos – não defendendo os estudiosos e letrados que também são, em sua
maioria, uma qualidade podre de frutas de final de xepa, mas que pelo menos
possui argumentos plausíveis ou até discutíveis.
Hoje o Ministério
da Educação no ápice de sua inteligência e perspicácia inventou que mudar a
grade curricular atual em blocos de estudos seria o mais acertado para se
resolver o problema da fragilidade do Ensino Médio no Brasil. Como se a fusão de
disciplinas fosse resolver o ensino do país. Melhoria da educação não é mexer
em grade curricular e sim valorizar o profissional como parte do processo
educacional e dar a eles condições para efetuar seu trabalho. Nas escolas particulares os recursos digitais, pedagógicos,
profissionais são inúmeros. Os alunos não são avançados nas séries sem um
mínimo de aprendizagem, visto que muitos alunos da escola pública chegam ao
ensino Médio como analfabetos funcionais. E a culpa é de quem? Dos professores
da rede pública que tem que multiplicar as suas cargas horárias em 3 pra
conseguir ter uma vida decente? Dos alunos que mudaram com os últimos anos? Ou
dos órgãos públicos e pseudo-teóricos da educação que fazem da escola pública um
ninho de teorias e experimentos descabidos? Desde quando o mundo é mundo saber
e aprender/ apreender sobre alguma coisa é fruto de experimentos e dúvidas,
questionamentos e explicações. Uma educação baseada nisso não tem segredo
algum, é a forma mais pura e simples. Acho que o governo tem coisa melhor para
se preocupar.
Agora
sei por que não gosto de escrever textos longos. Não consigo atingir a todos.
Ler não é bom, cansa. Se você conseguiu ler até aqui, sinta-se privilegiado,
tem gente que se satisfez com o desenho e o título.
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