Até quando não é amor, é.


Os primeiros livros que li quando criança foram os contos dos irmãos Grimm. Ali em meio aquelas histórias de amores impossíveis, heróis e bruxas cultivei a minha imaginação. Na maioria delas as pessoas faziam sacrifícios dantescos por amor. Escalavam torres de castelo, enfrentavam bruxas e monstros perversos tudo para defender sua indefesa amada. E assim, como essas histórias que dariam lugar a tantas que assisti ou li durante a vida acabei acreditando que amar é sinal de abnegação e devotamento irrestrito. Que todo amor precisa ter altas doses de sofrimento e renúncia porque senão assim não o é de verdade.
Lendo Dom Quixote entendi o contrário. Na obra de Cervantes, o nosso querido e lunático cavaleiro, que briga com moinhos de ventos e exércitos de ovelhas, passa a sua vida amando Dulcineia que sequer existe e lutando por esse amor que exige dele um tanto de sacrifício. Ao final, quando cai em si, pede perdão a todos por sua luta em vão e por não ser ele o herói que imaginava ser.
Não somos heróis. Isso fica bonito apenas nas telas dos cinemas, naqueles filmes blockbusters da Marvel ou da DC. A vida real não está baseada em se proteger de forças malignas ou salvar o planeta da destruição. Está em fazer o melhor com as coisas e oportunidades que possui, inclusive no amor. Não existe somente amor quando você atravessa o oceano a nado para ficar com alguém ou enfrenta uma floresta com animais selvagens para um resgate. Há amor quando você se parte inteiro pensando numa felicidade adiante mesmo que não seja você o casal que vai figurar no porta-retratos da sala de estar. Há amor em dizer não, e eu lembro tantas negativas de minha família, de modo que hoje só tenho a agradecer. Há amor na briga de amigos que dizem aquilo que a gente não quer ouvir, mas precisa de qualquer maneira escutar cada letra, palavra e frase.
Há amor em tantas coisas que os livros não nos ensinaram, nem os filmes, as séries, os amigos, os pais. Há amor até quando a gente acha que ele acabou. É que o amor não se enquadra em moldes prontos e acabados e eu só consigo ser grato por isso.

Comentários