Autocuidado

Autocuidado é você entendendo que pode cuidar de você antes de cuidar de alguém. Um dia eu fui uma pessoa que não cuidava de mim mesmo, aí vi que as pessoas não poderiam me ajudar naquilo que somente era de minha responsabilidade. Os pesos, as decisões eram minhas e o outro poderia me auxiliar com um norte, mas nunca tomar as rédeas e me guiar pelo caminho que deveria trilhar. Então decidi procurar ajuda de um profissional, uma terapeuta. E durante dois longos anos entre uma sessão comecei a aprender a lidar comigo e a partir de mim me relacionar com o outro.
Foi somente quando entendi como lidar com minhas emoções que pude entender várias coisas sobre o sentido de tudo o que vivia. Eu me negligenciei por anos, deixei de ser por mim para ser para outras pessoas, seja no trabalho, em casa ou na vida afetiva, fazia ou deixava de realizar coisas com medo do que outro pensasse a respeito daquilo. Lutei para ser aceito em espaços que eu não queria, vendo que era apenas uma forma de não ficar sozinho comigo, esse alguém que me causava estranheza e medo. Tinha medo do meu respirar enquanto almoçava sozinho ou tomava café em casa, queria gente ao meu redor, mesmo que contraditoriamente estivesse só.
Porém, hoje não dá mais. Hoje eu cuido de mim antes, pois entendo que desde sempre tive que transformar as coisas para que pudesse tê-las. Quando pequeno, fui eu quem captou os sons das outras pessoas e transformou em fala na boca e significado no cérebro sozinho, lidei com problemas dificílimos sem que ninguém me estendesse a mão e chorei encolhido por vezes, com Coldplay baixinho no fone de ouvido. Eu sobrevivi até aqui e cuidarei para sobreviver mais alguns passos adiante. Eu primeiro e o mundo atrás de mim, de ontem em diante e para sempre.

Comentários