Sofre e se alegra


Todas as quintas-feiras, próximo do meio-dia, eu via da janela do meu escritório uma senhora de idade, já um tanto avançada, caminhando vagarosamente até Igreja Matriz da cidade. Pontualmente, como que por instinto, meus olhos passaram a acompanhar aquela banalidade da vida, até que um dia decidi escapulir do trabalho e ver o que tanto fazia aquela mulher e porque aquilo tanto me intrigava.
Ao entrar na Igreja benzi-me, e vi que ela estava ali ajoelhada no quinto banco apertando fervorosamente as contas de um terço que trazia em suas mãos. Caminhei pelo lado oposto e me sentei alguns bancos atrás dela. Ouvia-se apenas o cantar de alguns pássaros que faziam seus ninhos na cúpula acima do altar e o barulho do vento nos galhos das árvores. Baixei os olhos para aproveitar aquele silêncio e involuntariamente chorei. Chorei tanto que não percebi que a senhora saiu de seu lugar e se colocou ao meu lado. O rosto sulcado de tantos anos trazia levemente marcas de choro pelo que pude notar. Desculpei-me por atrapalhar sua oração com meu pranto involuntário e ela sorrindo me disse que não orava, estava ali sofrendo. Surpresa, perguntei:
- A senhora disse que vem aqui sofrer e não rezar?
- Sim, minha filha. – disse. Aqui é o lugar que mais sinto paz em sofrer. Então trago todos os meus problemas e aqui os deixo. Sofro aqui, no silêncio desta Igreja, porque não gosto de sofrer em casa com todos compartilhando de minha tristeza. Em meu lar, quero apenas alegria.
E continuou:
- Uma vez me contaram que Jesus falava que aliviaria as cargas pesadas de nossos ombros, porque o fardo dele é leve. Aí eu venho aqui toda semana entregar minhas cargas a Ele. E eu acho que você tinha alguma para entregar hoje também, não é?
E sorrindo, enquanto enxugava minhas lágrimas, aproveitei o conforto que aquela mulher me trouxe e passei a acompanhá-la às quintas, para apertar as contas de meu rosário e sofrer. Sofrer longe e me alegrar perto.

Comentários