Crise?

A frase mais ouvida nos últimos meses aqui no Brasil é: “estamos vivendo um momento de crise!”. Mas será verdadeira? Crise de que? Crise para quem? Crise por quê? Acredito que estamos vivendo um momento difícil em escala global, mas acima de tudo tensão ao que diz respeito sobre a nossa relação com o outro. Visualizo uma falta de humanismo no ser humano, o que infelizmente poderia ser apenas um joguete ruim de palavras, mas consiste em jogar as toalhas a ponto de perceber que talvez não tenhamos salvação.
Desrespeitamos a nossa casa comum, as pessoas que nele vivem, pomos muros para separarmos ainda mais uns dos outros, barreiras físicas, barreiras ideológicas, barreiras religiosas. Esquecemos de nos proteger como espécie e andamos nos destruindo fisicamente e moralmente em defesa de pensamentos doentios e mesquinhos. Vivemos em um país lindo, que tem tudo para nos orgulhar, mas afundamos esse navio chamado Brasil com mentiras e corrupções sem precedentes e quando somos chamados à responsabilidade, colocamos de maneira endêmica a culpa em outrem.
Então, qual crise vivemos atualmente? Econômica? Social? Política? Nenhuma destas. Vivemos uma crise de identidade coletiva. Esquecemos de ser humanos. 

Comentários