A culpa é de Mercúrio


Aline é daquelas visitas inesperadas em horas apropriadas. Chegou com um guarda-chuva na mão (embora não tivesse uma mínima possibilidade sequer de garoa) e uma sacola de pães na outra e me pediu para fazer um café. Não era cinco da tarde e eu pensava em correr um pouco na avenida para jogar hormônios de prazer em meu sistema circulatório, mas desisti prontamente para te fazer companhia e comer os ricos carboidratos da padaria da esquina. Enquanto preparava o café e cortava umas fatias de um bolo de chocolate que havia feito uns dois dias atrás, ela lia despojadamente o Caderno 2 do jornal que achara perdido em algum canto da bagunça que chamo de casa.
Quando já trazia as canecas para montar a mesa ela me diz:
- Thiago, você sabia que Mercúrio está retrógrado?
No que dei de ombros e respondi:
- E isso significa...?
- Significa que nossa comunicação vai mal, nossas escolhas ficam atrapalhadas, somos mal interpretados. – disse ela.
O olhar de Aline era de uma preocupação tamanha. Como se o fato de Mercúrio estar retrógrado em qualquer signo do zodíaco fosse um caso de calamidade pública no qual ela precisava ser a portadora das más notícias.
Eu coloquei a caneca de café em sua frente e disse:
- As pessoas não estão preocupadas com isso. O Caderno 2 é mais ignorado que as notícias da página 5 ou os classificados de emprego. Tomamos decisões erradas em Mercúrio, Júpiter e pior, decidimos coisas bem ruins aqui na Terra.
Ela se acalmou, o retrocesso de Mercúrio não era um problema tão grave assim diante do atraso que já vivemos aqui na Terra.
- Mas volte a seu curso, Mercúrio – sussurrou para si, baixinho. Colocamos a culpa em você, porque temos muito medo de assumir a culpa de nossas merdas sozinhos.

Comentários