Amar e servir: nossa missão


O sorriso é o grande sinal externo de uma felicidade verdadeira que só pode existir se estiver fundada no serviço e no amor. Já viu alguém que não ama sorrindo? Eu pelo menos nunca vi. Há felicidade maior em que doar à sua vida pelo seu semelhante? - pergunta-nos Jesus. Não. Servir e amar são os verbos centrais que constituem o nosso DNA divino, e poucos são os que sabem trazer à superfície essas qualidades. São poucos, como disse, mas há os que sabem fazê-lo.
Na Oração do alpinista, oração oficial do Movimento Escalada está expressa em suas primeiras palavras: Senhor ajuda-me a ser pessoa em clima de oração, a ser sal da terra e luz do mundo, ensina-me a dizer sim como fez a nossa mãe Maria. Entender os significados de ser constantemente pessoa em clima de oração, de ser sal da terra e luz do mundo e de saber dizer SIM como aquele de Maria é conhecer antes de tudo que amar é expressar o que se sente de forma gratuita sem querer o mesmo amor de volta, é colocar pra fora os dons recebidos pelo Pai e ter coragem e peito para enfrentar as vicissitudes das escolhas feitas a exemplo de Maria. Essa é a raiz do nosso amar; amo a mim e a criação de Deus que habita em mim que chego a ser capaz de enxergar no outro a mesma potencialidade.
E a oração segue dizendo: Quero te contemplar no topo da montanha, em profunda paz e intimidade, mas não me deixe ficar acomodado lá em cima, ensina-me a descer para melhor servir. Isso significa que mesmo que eu seja capaz de enxergar o outro como fagulha divina assim como eu e contemplo a beleza nas coisas de Deus em minha vida, amando ao Pai em profundidade, é preciso que eu não me aprisione no comodismo das minhas certezas, mas que eu desça do alto do meu sapato elegante e ajude aqueles que estão descalços.
É preciso escalar a montanha, enfrentar as dificuldades, pois amar e servir não são tarefas fáceis, mas árduas e sempre levando a certeza que Jesus não nos deixará a sós, Ele escalará conosco de mãos dadas. 

Comentários